Um grão de esperança: menor marca-passo do mundo revoluciona o cuidado cardíaco

Um grão de esperança: menor marca-passo do mundo revoluciona o cuidado cardíaco

Quando o coração experimenta dificuldades para manter um ritmo adequado por conta própria, o médico pode indicar a implantação de um marca-passo, uma solução para tratar desafios como as arritmias que trazem consigo a bradicardia ou batimentos cardíacos muito lentos.

Essa é uma realidade compartilhada por milhares de pessoas no Brasil: dados do Censo Mundial de Marca-passos e Desfibriladores apontam que aproximadamente 300 mil brasileiros fazem uso de marca-passo e que cerca de 49 mil recebem o dispositivo anualmente.

Sabemos que ouvir do médico que será preciso implantar um marca-passo não é algo simples. A ideia de um procedimento cirúrgico pode trazer insegurança e apreensão, especialmente para pessoas idosas e as suas famílias.

Mas e se o processo de implantação do dispositivo pudesse ser mais leve? A ciência tem feito avanços significativos na saúde do coração e nas tecnologias dos marca-passos. Recentemente, cientistas apresentaram um modelo do tamanho de um grão de arroz, que dispensa métodos invasivos para ser implantado ou removido.

Conheça o menor marca-passo do mundo

Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, desenvolveram um marca-passo tão pequeno, ao ponto de caber na ponta de uma seringa e ser injetado no corpo através de procedimentos não invasivos ou minimamente invasivos, como a injeção percutânea.

Esse mini marca-passo funciona pareado a um aparelho portátil, macio, flexível e sem fios. Uma vez posicionado no peito do paciente, passa a controlar o ritmo cardíaco

Ao identificar uma batida irregular no coração, ele automaticamente emite pulsos de luz, que piscam em um ritmo correspondente ao ritmo normal do coração.

Embora seja milimétrico – com 1,8 mm de largura, 3,5 mm de comprimento e 1 mm de espessura – o pequeno marca-passo entrega tanto estímulo quanto um modelo de tamanho grande.

Segundo artigo publicado na revista Nature, estudos experimentais apontaram que o aparelho produziu ritmos eficazes em modelos cardíacos em ratos, suínos, caninos e humanos em pontos de um único local e de múltiplos locais.

Projetado para pacientes que precisam usar um marca-passo apenas temporariamente, o aparelho é biodegradável: ele se dissolve nos fluidos corporais ao fim do uso, eliminando a necessidade de cirurgia para a sua retirada.

Uma bateria movida a fluidos corporais

O pequeno marca-passo dos pesquisadores da Universidade Northwestern funciona por meio de uma bateria simples que transforma energia química em energia elétrica. 

O aparelho usa dois metais como eletrodos para enviar pulsos elétricos ao coração, então, quando entra em contato com os fluidos do corpo que estão ao redor, eles formam uma bateria.

Assim, ocorrem reações químicas que fazem a corrente elétrica fluir e estimular o coração do paciente.

Um pequeno dispositivo para grandes necessidades em corações de todos os tamanhos

Segundo um dos líderes do estudo, o cardiologista experimental da Universidade Northwestern, Igor Efimov, a principal motivação do estudo foram as crianças. Entretanto, embora seja próprio para os pequenos corações de recém-nascidos com cardiopatias congênitas, o mini marca-passo pode funcionar em corações de todos os tamanhos.

Inclusive, o modelo atende à necessidade de pacientes que precisam de marca-passos temporários após passarem por cirurgias, enquanto aguardam um dispositivo permanente ou para ajudar o coração a retornar ao seu ritmo normal durante o período de recuperação. 

Essa é uma notícia que enche de esperança a todos nós que nos dedicamos à missão de proporcionar maior qualidade de vida à pessoa idosa. Entendemos como procedimentos invasivos e cirurgias podem ser desconfortáveis e trazer receios quanto às complicações.

Assim, um dispositivo que dispensa grandes cirurgias para ser implantado e é dissolvido no organismo, sem a necessidade de ser removido por meio de procedimentos, representa um avanço significativo na promoção de conforto e segurança para a saúde da pessoa idosa.

O que esperar a seguir

Enquanto aguardamos os próximos passos da pesquisa e a possível chegada do mini dispositivo ao Brasil, lembramos que a recomendação sobre o uso de marca-passos deve sempre partir de um médico especializado, que compreende as particularidades de cada paciente.

Acompanhamento e acolhimento para uma vida de qualidade

Assim como os avanços da ciência e tecnologia na saúde do coração proporcionam uma vida de maior conforto e qualidade para as pessoas idosas, um acompanhamento especializado e humanizado traz maior bem-estar e alegria à rotina.

Na Senior Concierge, contamos com profissionais que unem capacitação técnica, empatia, experiência e acolhimento no nosso serviço de acompanhamento de pessoas idosas, o Concierge Senior.

Entendemos como a rotina exige muito dos filhos e familiares. Assim, abraçamos a missão de aliviar essa carga, garantindo que quem você ama esteja bem acompanhado em todos os momentos.

No Concierge Senior, nossos profissionais acompanham a pessoa idosa da sua família com toda a segurança e carinho aonde ela desejar ou precisar ir: de eventos sociais a consultas médicas.