Ao contratar um cuidador de idosos particular, as famílias acabam tendo dúvidas ao longo do processo. Embora as etapas possam ser conduzidas sem dificuldade, a contratação de profissionais terceirizados demanda ainda mais atenção por parte dos contratantes. Saúde é um assunto sério, e evitar transtornos ao selecionar o cuidador é o primeiro passo para permitir o pleno desenvolvimento do assistido.
Se você possui pais idosos ou avós, é provável que esteja cogitando contratar um cuidador. Nesse caso, existem diversas crenças na sociedade, especialmente quando o profissional tem cargas de trabalho longas e aparentemente monótonas. Por essa razão, é preciso entender mais profundamente como funciona a rotina de um cuidador particular, suas especificidades e como é contratação em si. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto antes de fazer a sua escolha.
Aproveite a leitura!
Hora das informações: mitos e verdades
Selecionamos três afirmações muito difundidas sobre cuidadores de idosos particulares. Afinal, mesmo o trabalho deles é cercado por tabus, muitos deles relacionados à ideia de que apenas doentes utilizam o serviço. Por isso, é hora de descobrir o que é verdade e o que é mentira sobre o tópico.
Inicialmente, nossa pergunta é: você sabe como funciona a seleção e a contratação de um cuidador de idosos? Se a resposta é não, confira a seguir o que todos precisam saber. Somente assim você consegue oferecer ao seu familiar o melhor que existe no mercado, com mais confiança e tranquilidade.
– O cuidador particular pode elaborar atividades e cronogramas personalizados
Verdade. O cuidador tem habilitação para criar protocolos personalizados, de acordo com as necessidades de cada assistido. Aqui na Senior Concierge, temos também por premissa criar uma agenda personalizada em conjunto com a família e nossa supervisão, formada por enfermeiras experientes. Além disso, o quadro de saúde do idoso sempre é considerado, com ajustes quando preciso, de modo bastante flexível. Mesmo quando contratado de forma particular, o cuidador é um profissional apto a exercer suas atribuições com foco em saúde e bem-estar para o paciente.
– Contratar um cuidador particular traz mais responsabilidades para a família
Verdade. Quem contrata um cuidador de idosos particular precisa compreender todo o processo, da seleção ao monitoramento. Isso significa que os familiares têm a responsabilidade da escolha e dos desdobramentos da mesma. Na prática, não há suporte em tempo integral ou uma equipe completa à disposição dos envolvidos, o que pode fazer a diferença dependendo dos objetivos de cada família.
– O serviço é o mesmo que aquele oferecido pelas empresas
Mito. Empresas de cuidadores de idosos têm como prioridade simplificar todo o processo de contratação e acompanhamento dos resultados. Quem opta por uma companhia especializada garante benefícios extras, como um time de cuidadores verificado e com expertise confirmada, treinamento contínuo aos profissionais, planos variados e apoio integral. A parte burocrática também passa a ser responsabilidade da empresa, ou seja, todos os aspectos de contratação, jornada de trabalho, faltas e férias são adequados por uma equipe. A família fica mais tranquila e tem a certeza de turnos cumpridos.
Você sabe o que o seu familiar precisa?
O maior erro das famílias é buscar um cuidador particular ou empresa, é não dar a devida atenção às particularidades de cada caso. Esse é o ponto de partida para acertar na contratação e na solução escolhida, além do conhecimento de detalhes como os que foram mencionados ao longo do artigo. As diferenças entre as modalidades de contratação podem ser determinantes para os resultados pretendidos.
Pode parecer complicado compreender a melhor forma de guiar o processo, principalmente no caso de profissionais terceirizados. Por isso, deixamos aqui o convite para você continuar no nosso blog e acompanhar conteúdos exclusivos sobre saúde na terceira idade e cuidados especializados. Qual tema você gostaria de ver aqui? Deixe sua mensagem!