As festas do final do ano chegaram e todos nós merecemos curtir um pouco este período, não é mesmo? Contudo, saiba que este também pode ser um momento de grande estresse e cansaço para os idosos da família.
Por isso, hoje nós vamos conversar sobre os principais sinais de cansaço nos idosos e o que fazer para preservar a saúde e o bem-estar dos seus queridos pais, mães, avós e avôs.
Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!
Sinais de cansaço em idosos: um aviso
Antes de iniciarmos o tema em si, temos que trazer um aviso importante. Todas as informações presentes neste artigo são tomadas com base nos principais sinais apresentados pelos idosos.
Entretanto, este não é um artigo definitivo e nem tão pouco uma prescrição médica.
Cada pessoa terá a sua subjetividade e é muito difícil dizer quando alguém está cansado, ou não. Por isso, considere este um guia prático, porém ele não deve substituir uma orientação médica, nem ser usado como pretexto para medicar pacientes.
Combinado?
Quais são os principais sinais de cansaço apresentados pelos idosos
Então, vamos lá. As festas de final de ano costumam ser feitas em família. Muitas pessoas reunidas em um mesmo ambiente, parentes que não se viam há tempos, namorados, noivos, namoradas e noivas são apresentados.
Ou seja, este é um período movimentado nas casas.
E é por conta dessa situação que surgem os principais sintomas nos idosos.
Em sua maioria, estes sintomas, são.
Estresse
O idoso demonstra desconforto, não consegue ficar sentado no lugar, fica claramente irritado. Este é um sinal de estresse e cansaço mental.
Falta de apetite
Outro sinal dos idosos cansados, é a falta de apetite, que costuma vir acompanhada também de reclamações sobre náuseas ou dores. Quando o idoso diz que “não quer nada, não quer nada”.
Apatia
Neste ponto nós já estamos falando de um sinal de alerta enviado pelos idosos. A apatia é a falta de interesse em todas as coisas que acontecem ao redor.
O idoso não foca nas conversas, ele parece totalmente ausente e distante. Não demonstra felicidade, mas também não demonstra tristeza.
E veja, muito cuidado, pois a apatia é algumas vezes confundida com “o jeito do idoso de ser”. Muitos filhos dizem “meu pai é assim mesmo, reservado”.
Contudo, pode ser que essa reserva esconda um desconforto extra e seja um sinal claro de cansaço.
Atitudes incomuns
Idosos possuem diversos hábitos (aliás, todos nós possuímos diversos hábitos), entretanto, quando estão cansados e sob pressão, pode ser que eles apresentem comportamentos incomuns.
Estes comportamentos variam de pessoa para pessoa: alguns idosos ficam regando as plantas da casa, por exemplo, mesmo que elas já tenham sido regadas. Outros coçam o próprio braço, ou a sobrancelha, até que machucados surjam.
Enfim, cabe aos filhos e netos observar se o idoso está demonstrando um comportamento repetitivo atípico, e aí constatar que se trata de cansaço e estresse.
Dificuldade para conversar
É comum também que idosos cansados com os estímulos da festa tenham dificuldade para conversar. Tem mais, pode ser que a música alta esteja atrapalhando, gerando dores de cabeça e ouvido, impedindo que o idoso consiga se expressar adequadamente.
Como preservar os idosos durante as festas do final do ano
Muito bem, agora que já falamos sobre os principais sintomas, vejamos quais são as alternativas para preservar o bem-estar dos idosos durante estes períodos.
As melhores alternativas, são:
- Manter a casa organizada
- Garantir que o idoso tenha um lugar tranquilo para repousar
- Orientar as pessoas, sobretudo os parentes mais novos, a não exagerarem no barulho
- Ter um horário para terminar a festa e cumprir este horário
- Cuidar da alimentação e da hidratação do idoso durante toda a festa
Seguindo esses passos você estará construindo um ambiente que seja confortável para o idoso, sem perder de vista a diversão da festa.
Elaboramos uma solução para te ajudar
Pensando no conforto de toda a família, nós desenvolvemos um serviço especial para o acompanhamento dos idosos durante os períodos de festas e de férias. Dessa forma, você garante que os seus pais e avós estarão sendo bem cuidados por um profissional que acompanhará o idoso durante todo o tempo.
Ou seja, você não perde a companhia dos seus pais e avós, mas pode ficar tranquilo para curtir os bons momentos em família sem preocupações.