Como convencer meus pais idosos a aceitarem os cuidados profissionais?

Quem tem pais idosos, muitas vezes, se depara com a dificuldade de oferecer o melhor cuidado a quem um dia já cuidou. Além das dúvidas comuns nesse processo, a necessidade de cuidados reforça a importância de um apoio especializado.

Se você sente que seu familiar precisa de ajuda e não sabe por onde começar, continue a leitura. É provável que seus pais idosos ofereçam resistência à presença de um profissional, mas este fator não deve ser um impedimento para um envelhecimento ativo e independente.

Aproveite a leitura e saiba mais!

Seus pais idosos precisam de cuidados profissionais?

Muitas vezes, os idosos precisam de cuidados profissionais e, mesmo assim, não aceitam a ideia com facilidade. Isso acontece porque são pessoas adultas, que gostam de fazer suas escolhas e vivenciar suas preferências. Há, também, idosos que rejeitam a ideia de um especialista no lar, porque não querem abrir mão de sua rotina e de sua autonomia.

A resistência dos idosos ao suporte profissional envolve, acima de tudo, um vínculo confiável. Segundo a pesquisa Cuidadores do Brasil, de 2021, 56% dos especialistas consultados acreditam que o principal desafio da profissão é criar laços de confiança. Muitas vezes, o idoso não confia em outra pessoa por perto.

Por isso, seus familiares devem estar atentos aos sinais da necessidade de buscar cuidados profissionais. Alguns sinais são pais idosos que moram sozinhos, têm dificuldade com tarefas cotidianas, esquecimentos frequentes ou não têm companhia para consultas médicas e compromissos. Limitações, ou uma rotina sem estímulo, também podem ser o início de uma jornada pouco saudável.

Isso porque, mesmo precisando de ajuda, muitos idosos se mostram reticentes. Eles não identificam que precisam de outra pessoa, ou acreditam que podem fazer suas tarefas por conta própria. Logo, ao passar um tempo com o seu familiar, dê atenção aos detalhes.

Saiba como vencer a resistência do seu familiar 

Convencer seus pais idosos a aceitarem suporte pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, converse, saiba ouvir e explique os benefícios dos cuidados profissionais. Caso o empecilho seja a perda da autonomia, escolha uma empresa que garanta e incentive a independência, respeitando a rotina e a singularidade de cada assistido.

Procure, ainda, uma empresa que priorize recrutamento e seleção qualificadas, com profissionais especializados. A satisfação do idoso também deve ser levada em consideração. Lembre-se de explicar aos seus pais que eles podem continuar em casa, fazendo suas tarefas com independência e estímulo. Por fim, promova um período de adaptação, sempre recebendo o feedback do assistido.

Cuidado sob medida: amor, tranquilidade e estímulo ao idoso

O medo de perder a autonomia no dia a dia é o principal responsável pela rejeição de muitos idosos à ideia de cuidados especializados. Receber dúvidas com gentileza, apresentar benefícios e mostrar opções flexíveis de suporte, recebendo opiniões, são os caminhos para cuidar de quem já cuidou. 

O apoio no dia a dia do idoso é um diferencial, mas é possível ir além nos cuidados profissionais. Imagine oferecer aos seus pais idosos uma solução personalizada, com estímulos físicos e cognitivos e, ainda, suporte especializado em casos de hospitalização e pós-operatório. Se esse é o serviço que os seus pais precisam, confira como funcionam os Serviços de Personal Care e prepare-se para oferecer o melhor a quem você ama!