Cuidado com a depressão em idosos durante as festas do final de ano
Entenda como as festas do final do ano podem gerar sintomas de depressão em idosos e o que fazer para evitar
O final do ano chegou e com ele as festas são o grande atrativo para muitas famílias. Entretanto, este período também é conhecido por trazer uma carga psicológica um tanto pesada para os idosos da família.
Por isso, no artigo de hoje, nós vamos falar sobre as principais causas do desconforto dos idosos durante as festas de final de ano. E o que fazer para evitar que os idosos da família fiquem melancólicos, estressados ou até deprimidos.
Importante frisar que este artigo não tem o intuito de ser usado como uma forma de diagnosticar a depressão, tampouco ser utilizado como base para adoção de medicações ou tratamentos. É preciso passar por uma avaliação médica para constatar a depressão. O intuito dessa publicação é somente levantar alguns pontos e trazer informações relevantes.
Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!
Causas de depressão em idosos durante as festas do final do ano
É muito difícil determinar uma correlação exata entre causa e consequência quando nós falamos sobre um problema tão subjetivo quanto à depressão e a melancolia.
Contudo, estudos do comportamento mostram que alguns fatores são mais relevantes para aparecimento dos principais sintomas de tristeza em idosos durante o final do ano.
Esses fatores, são:
- Quebra súbita da rotina
- Desorganização
- Excesso de estímulos
- Falta de descanso apropriado
- Alimentação irregular / ou não saudável
- Cansaço mental
Perceba que são causas associadas diretamente com as exigências do final de ano. Afinal, muitas famílias fazem viagens em grupo. É comum que os lares dos idosos recebam, de uma vez só, pessoas da família toda.
Portanto, convém observar se durante a viagem em família, ou durante as festas do final do ano, os idosos estão apresentando sintomas de melancolia.
Sintomas de depressão / melancolia em idosos
Mais uma vez, temos que reafirmar que estes sintomas são os mais comuns identificados nos idosos. Entretanto, essa não se trata de uma lista definitiva. Pode ser que os idosos da sua família estejam sofrendo, mas não apresentem estes sintomas, ou demonstrem versões leves deles.
Bem, os principais sintomas apresentados por idosos melancólicos ou deprimidos, são:
- falta de apetite
- estresse e /ou comportamento violento
- confusão
- dificuldade para se expressar
- falta de interesse nas atividades ao redor
- falta de motivação para conversas
- apatia
- falta de cuidado com a própria higiene
Há casos onde o idoso para demonstrar o descontentamento também adota atitudes drásticas, como urinar-se.
O que fazer se o idoso da família estiver melancólico durante as festas do final do ano
O problema da melancolia e do desconforto dos idosos está, normalmente, associado com essa quebra acentuada da rotina. Pode ser também que o idoso esteja passando por um momento difícil, por conta de lembranças de outros tempos.
Por isso, os cuidados devem ser tomados sempre em direção ao entendimento. Converse com os seus pais e avós. Procure entender onde está a raiz do desconforto, se é na desorganização da casa, se é no excesso de pessoas ao redor, se estão nos sons, ou nos alimentos.
Com paciência, carinho e empatia, é possível fazer um mapeamento dos sentimentos do idoso. Sendo capaz, assim, de propor soluções.
Toda família tem que tomar parte na solução
Festas de final de ano costumam ser uma loucura. Primos que não se viam há tempos se reúnem, conversas acontecem em todos os cômodos da casa e em muitas famílias a música rola solta.
Entretanto, para trazer conforto aos idosos presentes, a família toda precisa colaborar. Converse com todos, explique a situação, reforce que o idoso também precisa de um tempo para descansar.
A melhor comemoração é aquela que traz alegria para todos os presentes, sem que ninguém precise sofrer ou se estressar.
Há uma solução prática
Pensando no bem-estar dos nossos clientes, a Senior Concierge desenvolveu um serviço especial para o acompanhamento dos idosos durante as festas do final do ano. Saiba mais sobre ele aqui.
Clique aqui e saiba mais. Para nós, será um prazer ajudar no bem-estar da sua família.
Um grande abraço e boas festas!