Envelhecimento ativo: como estimular a interatividade do idoso?

O envelhecimento ativo é benéfico para a vida do idoso e daqueles que o acompanham. Muitas pessoas na terceira idade tendem a se acomodar, seja por causa da falta de estímulos externos ou de dores nas articulações.

De acordo com o IBGE, a população brasileira manteve a tendência de envelhecimento saudável nos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2020, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017. 

O envelhecimento ativo atua no desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional dos indivíduos ao longo da vida, para que mais pessoas cheguem à idade avançada com independência e autonomia.

Já está comprovado que a manutenção da independência é um dos fatores que mais contribui para a qualidade de vida e que a pessoa que se mantém ativa física, social e mentalmente sofrerá menos com problemas relacionados a perdas funcionais na terceira idade.

Envelhecimento ativo para seus familiares

Segundo a OMS, o envelhecimento ativo envolve o processo de conquista de oportunidades contínuas em três pilares: saúde, participação e segurança. Vamos desdobrar os temas citados, para que você entenda melhor a influência que esses fatores têm sobre a terceira idade.

Saúde

Falar sobre envelhecimento ativo, dentro do contexto da saúde, é um tema delicado, pois envolve todo um histórico de hábitos desenvolvidos ao longo da vida. É importante garantir que o idoso entenda a importância de manter a prática de exercícios físicos, alimentação rica em fibras e ômega 3 e também sobre a qualidade do sono – fator este que costuma ser ignorado com o passar dos anos.

Dormir bem não significa apenas completar as oito horas de sono. É importante que esse momento de descanso não tenha interrupções ou estresses, e que o idoso acorde bem disposto, longe de ambientes desarmônicos.

Outro fator determinante para a qualidade de vida e saúde durante o envelhecimento é a alimentação. Uma alimentação balanceada no dia a dia é fundamental. Substituir a sobremesa açucarada por frutas, o refrigerante pelos sucos naturais e o óleo vegetal pelo azeite de oliva já é um excelente começo. 

Adicionar mais vegetais, especialmente aqueles esverdeados em tons mais escuros, é fundamental para a rotina do idoso. A carne vermelha deve ser consumida com moderação nessa fase da vida, ocupando menos espaço nas refeições do dia a dia.

Participação

Estimular um envelhecimento ativo não é a tarefa mais simples do mundo. Isso porque à medida que os anos passam, vamos nos sentindo cada vez menos conectados com a rotina daqueles que trabalham fora e possuem obrigações menos flexíveis. 

Dados sobre o envelhecimento ativo

Estudo realizado pela Unifenas, faculdade localizada em Minas Gerais, propôs uma avaliação com 38 idosos de ambos os gêneros. 19 deles retratados como ativos, realizando atividades físicas semanalmente, e 19 sedentários, escolhidos aleatoriamente. 

Analisando a média geral entre os dois grupos, foi observado que os praticantes de atividades físicas estavam em melhores condições que os inativos. Ao correlacionar a amostra em idades avançadas notou-se que a atividade física qualifica os idosos ativos como mais resistentes em relação aos que permanecem inativos. 

Embora esses dados estejam relacionados às práticas de exercícios, ainda assim refletem muito bem a qualidade de vida geral da terceira idade da nossa população. É imprescindível que exista maior estímulo para os idosos participarem de uma rotina mais ativa e integrada com seus familiares.

O isolamento durante o envelhecimento é perigoso e pode causar doenças como depressão, ansiedade e letargia.

Segurança x Interatividade do idoso

Quando falamos em envelhecimento ativo, é impossível não pensar na realidade em que vivemos. Por esse motivo, é mais fácil para os familiares simplesmente ignorar necessidades que não são primordiais.

Contudo, os malefícios causados pelo isolamento podem ser irreversíveis. O ser humano é naturalmente sociável e precisa de companhia. Aliado a esses fatores, as pessoas na terceira idade têm necessidades, como a empatia daqueles com quem convivem e a sensação de pertencimento. 

Senior Interativo

Visando proporcionar um envelhecimento ativo e a interatividade do idoso, elaboramos um serviço abrangente de acompanhamento e comunicação, que envolve atividades personalizadas, voltadas às culturas e socializações.  

O Senior Interativo é um suporte que tem se mostrado ideal para os idosos que apresentam resistência a um cuidador constante, mas que já precisam de um apoio inicial ou assistência no seu dia a dia, bem como aqueles que começam a se isolar por ter receio de sair de casa e cair na rua ou sentem medo da violência urbana.

Conclusão

A vida na terceira idade pode não ser sempre um mar de rosas, mas é possível alcançar maior bem-estar no dia a dia, focando em três pilares: estímulos físicos, sociais e cognitivos. Esses fatores são essenciais para um envelhecimento ativo e inclusivo.
Conheça mais sobre nosso serviço e entre em contato com a nossa equipe para solicitar seu orçamento.