Mente saudável: como evitar o envelhecimento cognitivo?

O que é ter uma mente saudável? Você já parou para pensar nisso?

No artigo de hoje eu quero conversar com você sobre o que significa manter uma mente saudável e quais são as melhores estratégias para evitar o envelhecimento cognitivo.

Então, vem comigo que temos muito o que falar. 

Fique confortável e aproveite a leitura.

Veja também: Preciso de um cuidador de idosos com urgência: como agir neste caso?

Estamos envelhecendo mais e melhor

O número de pessoas idosas está crescendo cada vez mais em todo o mundo. A estimativa para o ano de 2000 era que 28% da população com 65 anos atingisse pelo menos os 90 anos. Agora, a previsão é de que este número aumente para 47% até 2050.

Embora a longevidade seja uma conquista importante, o fato é que o envelhecimento da população muitas vezes traz uma nova realidade: o acréscimo do número de demências e incapacidade cognitiva desses idosos.

Envelhecimento saudável começa muito antes da idade chegar

Nesse contexto, os estudos mostram que “prevenir é melhor do que remediar”. As pesquisas revelam a importância da modificação do estilo de vida para proteger as funções cerebrais e a otimização da plasticidade neural durante o envelhecimento.

Com a neurogênese, forma única de plasticidade sináptica, pessoas adultas que praticam um estilo de vida saudável podem produzir novos neurônios. Existem hábitos que favorecem essa multiplicação de células do sistema nervoso.

O que é envelhecer, afinal?

O envelhecimento poderia ser definido como o conjunto de mudanças que ocorrem com a idade e provocam uma diminuição de nossas capacidades motoras e cognitivas.

De um lado, é um processo gradual e inevitável e ocorre ao longo de nossas vidas. De outro, é desencadeado pelo acometimento por certas doenças ou abuso de substâncias, e pode ser prevenido.

Dicas para manter uma mente saudável

Agora que já falamos sobre o processo de envelhecer. Chegou a hora de trazermos dicas para manter uma mente saudável. Confira:

  • Tudo começa ao dormir bem

Nada como uma boa noite de sono.

É recomendável dormir 8 horas por dia. Um bom ciclo de sono é essencial para muitas funções cerebrais, a exemplo da eliminação de toxinas do cérebro que se acumulam durante o dia.

Enquanto dormimos, o espaço que existe entre os neurônios aumenta, facilitando o seu bom funcionamento. Um sono reparador favorece um envelhecimento mais saudável.

  • Fazer exercícios muda tudo

Praticar exercícios físicos com regularidade é muito importante para diminuir os efeitos do envelhecimento. Além de tudo, os exercícios também afastam o estresse, um detrator comum do cérebro saudável.

  • E claro, alimentação

A alimentação é fundamental para envelhecermos de forma saudável.

Foi comprovado que a dieta mediterrânea, à base de verduras, legumes, frutas, cereais e peixes, está associada à redução do risco de perda cognitiva e doenças.

A restrição de quantidade de calorias que ingerimos pode ajudar a retardar o envelhecimento.

Saiba mais: O cuidador de idosos pode auxiliar nas atividades físicas do idoso?

Por que a mente “envelhece”? 

Com o passar dos anos, o tamanho do cérebro diminui. Perdemos neurônios e a produção de hormônios e neurotransmissores se altera. A mudança mais relevante é a perda de muitas conexões entre os neurônios, células de vida longa que não se dividem e, portanto, não conseguem se regenerar.

Outra consequência do envelhecimento do cérebro é o acúmulo de proteínas na forma agregada que tendem a se depositar tanto dentro quanto fora dos neurônios, o que pode desencadear o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas relacionadas ao Alzheimer ou Parkinson.

Treinar o cérebro mantém a mente saudável

Sabe-se que as atividades de estimulação cognitiva podem contribuir para a promoção da saúde e da autonomia dos idosos, reduzindo os riscos para hospitalização e quedas.

Uma vez que a saúde mental está preservada, é possível melhorar a qualidade de vida de uma pessoa e mantê-la ativa, com poder de decisão sobre a sua própria vida.

Essas atividades geram mecanismos de compensação quando possui alguma dificuldade de memória e estratégias para esquecer-se menos das informações durante a execução das tarefas rotineiras do cotidiano. Por isso, nunca é tarde para começar!

Gostou da publicação de hoje e gostaria de ler mais conteúdos como este? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre envelhecimento ativo e saudável.

Agradeço a leitura e até a próxima!