Precisando de ajuda para escolher a opção ideal de cuidador de idosos? Se a resposta é sim, esse conteúdo foi pensado para te ajudar a tornar o processo mais simples e eficiente. Garantimos que a decisão depende do entendimento das diferentes modalidades que, profissionalmente, envolvem profissionais particulares e intermediados por empresas.
O mais importante é oferecer a quem você ama um cuidado que proporcione progressos e qualidade de vida. Logo, a prioridade deve ser o resultado obtido, em vez de aspectos como custo ou conveniência. Siga a leitura, saiba mais sobre o assunto e prepare-se para ver seu familiar cada vez melhor.
Aproveite a leitura!
O investimento em profissionais particulares
Os cuidadores de idosos contratados de forma particular podem estar aptos a exercerem suas atribuições com destreza. O que os diferencia um do outro são as vivências e especializações de cada um, as quais devem ser verificadas pela família. Assim, é o contratante quem se encarrega de pesquisar, selecionar e contratar o cuidador que vai permanecer no lar do assistido.
Desse modo, a construção de relações mais próximas é facilitado. Isso porque a família pode optar por um especialista já conhecido ou com grande afinidade com o paciente, porém é importante frisar que, mesmo conhecendo a pessoa, é importante entender seus conhecimentos técnicos e habilidades para o dia a dia. O cuidador particular também trata das questões relacionadas diretamente com o contratante, o que pode ser benéfico dependendo das prioridades dos familiares.
As despesas também podem ser inferiores, ao menos em um primeiro momento. Esse é um aspecto relevante para muitas famílias, e pode ser benéfico, desde que regulamentado. A modalidade é uma aliada de quem busca, acima de tudo, um apoio inicial ou quando o assistido possui certo nível de independência.
Quais são os benefícios das empresas de cuidador de idosos?
Assim como os cuidadores particulares, os que são intermediados por uma empresa especializada são treinados e têm a formação necessária para a função. As companhias se responsabilizam pela elaboração de planos personalizados, contemplando particularidades da saúde do idoso. Além disso, em empresas especializadas, aspectos como afinidade também são levados em conta após o período de adaptação.
Os principais benefícios de contratos redigidos por empresas são a tranquilidade e o suporte. Em caso de problema, a família tem com quem contar e tirar dúvidas. Do mesmo modo, ausências, férias e imprevistos são solucionados pela instituição, que tem o dever de oferecer em todos os atendimentos o que foi combinado.
As equipes multidisciplinares são outro diferencial. Juntos, especialistas de diferentes áreas conseguem criar protocolos de cuidado únicos, benéficos especialmente para pacientes com saúde frágil e limitações mais severas. Aqui, se destacam os planos específicos oferecidos aos contratantes.
A satisfação do idoso começa na contratação do profissional
Mas, afinal, qual é a modalidade mais indicada? Em ambos os casos, há benefícios que impactam a condução da nova rotina, bem como a possibilidade de progresso do assistido. A melhor saída é escolher o profissional particular ou plano empresarial que mais faz sentido para as necessidades do seu familiar.
A percepção que as pessoas próximas têm conta bastante, já que dificuldades no dia-a-dia encobertas pelo idoso podem ser detectados durante visitas, por exemplo. Em alguns casos, o próprio feedback do indivíduo é o ponto de partida para buscar atendimento. Laudos médicos podem ajudar as famílias que têm dúvidas e não sabem qual é o melhor tipo de serviço a ser contratado.
Portanto, a escolha ideal depende da especificidade de cada caso. Vale lembrar que idosos saudáveis podem estabelecer rotinas produtivas e eficientes com a presença de um cuidador. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso esperar quadros graves ou irreversíveis para investir em saúde e bem-estar. Que tal dar esse passo e melhorar a vida de quem você ama? Continue no nosso blog e confira outros conteúdos sobre o assunto!