Você possui familiares idosos e toma conta deles? A escolha de um cuidador pode ser uma alternativa viável na maioria dos casos. No entanto, há quem prefira exercer essas atribuições pessoalmente, pelo investimento ou mesmo devido a dúvidas quanto à segurança do procedimento como um todo.
O que muitas famílias não sabem é de que maneira o cuidado com idosos, quando realizado pelos próprios familiares, acaba impactando a rotina dos envolvidos. Por isso, indicamos que você acompanhe esse conteúdo até o final para fazer uma escolha consciente que realmente beneficie o assistido.
Boa leitura!
A adaptação da casa com a presença de um idoso
Morar com um idoso e fornecer a ele todas as bases para um cuidado efetivo demanda atenção por parte dos membros da família. O risco de quedas é um deles, assim como o surgimento de possíveis sintomas e dificuldades relacionadas às tarefas diárias pode passar despercebido.
Todos esses aspectos pedem ajustes quando necessário, para tornar a estrutura da residência mais adequada ou mesmo a rotina mais flexível para o bem-estar do idoso. Lembramos que se trata de um compromisso que demanda tempo e dedicação, ou seja, é um envolvimento mais profundo do que muitos imaginam.
Não quero contratar um profissional, o que pode acontecer?
Quem opta pelos cuidados diretamente em casa com a família pode encontrar alguns obstáculos. A maioria dos familiares tem hoje rotinas intensas com poucos horários livres, o que pode causar desgaste na pessoa envolvida. Afinal, conciliar as tarefas nem sempre garante o bom cumprimento delas.
O desgaste emocional é uma extensão do problema anterior, e surge justamente do transtorno encontrado por muitas famílias para dar conta de todos os afazeres. Quando o idoso oferece resistência ao cuidado, o dia-a-dia também pode se tornar mais complicado para ambos, prejudicando o bem-estar físico, cognitivo e social na terceira idade.
Há pessoas que acabam comprometendo a carreira em meio aos cuidados com o idoso. Sem um cuidador, os familiares, muitas vezes, podem acumular faltas ou atrasos no trabalho. Além disso, a qualidade que um profissional pode oferecer não é comparada ao que se pode fazer em casa. Isso porque o conhecimento e a técnica do cuidador de idosos faz toda a diferença.
Como resolver esses problemas
Se você é uma dessas pessoas que cuida do familiar na terceira idade, é provável que já esteja vivenciando alguma das situações mencionadas. Para resolvê-las ou mesmo evitar que aconteçam, a medida mais recomendada é a contratação de um cuidador de idosos especializado, em especial por uma empresa que pode fornecer uma estrutura adicional com supervisão eficaz.
De fato, uma vez que o idoso esteja acompanhado sua rotina se torna mais fluída e segura, independente do tipo de acompanhante. Contratar um profissional, porém, transforma de maneira eficiente a qualidade de vida do paciente, com foco em necessidades individuais e progressos possíveis de se tornarem reais.
Com um cuidador de idosos no lar, a família fica mais tranquila e com tempo para seus compromissos profissionais, sem qualquer tipo de desgaste ou gastos desnecessários. Por outro lado, o idoso permanece acompanhado por um profissional habilitado, capaz de realizar as mais variadas atividades com técnica e conhecimentos que vão muito além de sua formação.
Ainda em dúvida?
Sabemos o quanto tomar uma decisão para o bem-estar de quem você ama pode ser difícil, especialmente devido à complexidade do tema de cuidadores de idosos. Em um universo em que cada ponto é determinante para oferecer ao assistido saúde sob uma perspectiva abrangente, conhecimento é poder. Por isso, deixamos aqui um convite para que você continue acompanhando os conteúdos do nosso blog, a fim de se aprofundar nas questões mencionadas e outras.