Se você convive com um familiar idoso e já notou que ele está se isolando socialmente, então eu tenho algumas dicas para te ajudar.
É comum que com o passar da idade os idosos vão precisando de auxílio para manter uma vida ativa.
Por isso, neste artigo eu vou apresentar para você uma solução para oferecer mais bem-estar e qualidade de vida aos idosos da sua família.
Veja também: Preciso de um cuidador de idosos com urgência: como agir neste caso?
Malefícios de uma vida inativa
A vida inativa é viciante, prejudicial para a saúde e responsável pelo surgimento de muitos problemas.
O sedentarismo, a falta de estímulos e a apatia geram reflexos negativos, como:
- Depressão
- Dificuldade para dormir
- Falta de memória
- Incapacidade de lidar com situações frustrantes
- Estresse
- Problemas no coração
- Dores e desconfortos físicos
Além de tudo, a vida sedentária também costuma ter um reflexo negativo na alimentação. Gerando efeito cascata que aumenta as chances para o surgimento de diversas doenças.
Saiba mais: O cuidador de idosos pode auxiliar nas atividades físicas do idoso?
O que fazer para retomar as atividades na vida dos idosos?
Contudo, eu também sei dos desafios de propor uma rotina ativa para a vida dos idosos. Afinal de contas, eu sei que você precisa lidar com outras questões, tanto da sua vida particular, quanto da sua carreira e até da vida dos filhos.
É por esse motivo que a geração das pessoas entre 30 e 50 anos hoje é chamada de “geração sanduíche”. São pessoas prensadas entre as obrigações com a casa e os deveres com os pais idosos.
E, provavelmente, você faz parte dessa geração.
Daí surgiu o Senior Interativo
Como eu também faço parte dessa geração e sei das dores e dos desafios, desenvolvi o Senior interativo.
É o serviço cujo objetivo é permitir que o idoso viva da melhor maneira possível, respeitando seus próprios limites e preferências.
Como funciona o Senior Interativo?
Nele, enviamos um profissional especializado, a partir de 1 vez por semana, por 4 horas para realizar as atividades de estímulo cognitivo, social e físico.
Isso pode incluir caminhadas, alongamentos, exposições, teatro, cinema ou mesmo ir ao mercado, à feira, agendar e acompanhar consultas e exames, e muito mais!
Esse suporte tem se mostrado ideal para os idosos que apresentam resistência a um cuidador constante, porém já precisam de um apoio inicial e/ou assistência no seu dia a dia, bem como idosos que começam a se isolar por ter receio de sair de casa e cair na rua ou por sentirem medo da violência urbana, ou mesmo que precisem de uma companhia para se alimentar melhor.
Leia em seguida: O cuidador de idosos é um profissional de saúde?
Como são elaboradas as atividades?
Elaboramos uma agenda em conjunto com a família e o idoso, abrangendo os compromissos regulares que a pessoa já tem (médicos, fisioterapia, hidroginástica, acupuntura entre outros) e agregando atividades lúdicas leves, caminhadas, passeios, jogos de tabuleiro (dominó, xadrez, damas etc.) ou cartas, atividades que estimulem a memória e a agilidade mental, reuniões com amigos/parentes com os quais não conseguiam mais se encontrar e outros estímulos.
Tudo isso pode ser acompanhado no plano de atividades, em um aplicativo exclusivo da Senior Concierge.
Clique aqui e melhore a qualidade de vida dos idosos da sua família, proporcionando uma vida ativa, plena, saudável e focada em autonomia.